Conteúdo do curso
Boas Vindas!
Bem-vindo ao curso "Sociedade Digital e Desenvolvimento Humano"! Neste módulo, você receberá uma visão geral do curso e seus objetivos. Prepare-se para explorar as interações entre desenvolvimento humano e tecnologia digital, obtendo as ferramentas e perspectivas necessárias para uma jornada de aprendizado enriquecedora e transformadora.
0/1
Transformação Digital
0/49
Digital Organizer
Um Digital Organizer é um profissional especializado em organizar e gerenciar informações digitais, utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar a eficiência, acessibilidade e produtividade de dados e documentos.
0/1
Fórum Econômico Mundial
0/1
Oráculo Digital
0/1
Facilitador Digital
0/1
Filosofia Digital
0/1
Aplicativos do Dia a Dia
0/1
Segurança Online
0/1
IA para Criativos
0/1
IA para Educadores
0/1
Governo Digital
0/1
🎓 DESENVOLVIMENTO HUMANO
0/1
Formação Humana
0/29
Está gostando do Curso?
0/1
Sociedade Digital e Desenvolvimento Humano

Tudo começou no século XVII

  • Em 1622 um matemático inglês desenvolveu a primeira régua de cálculo
  • Em 1847 foi criado o sistema binário
  • Três décadas depois um norte-americano criou um processo de dados eletromecânico
  • Meio século mais tarde, nos Estados Unidos, um engenheiro desenvolveu um computador usando válvulas de rádio
  • Em 1946 é criado o Eniac, o primeiro computador eletrônico, que foi elaborado para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial, já que ajudava na realização de cálculos para desenvolver a bomba atômica
  • Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utiliza transistores
  • Em 1963 é patenteado o “mouse”
  • Em 1964 um pesquisador norte-americano projetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios
  • Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits
  • Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores.
  • Em 1975 Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft
  • Em 1976 Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company
  • Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática
  • Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.
  • Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet.
  • Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
  • Dois anos depois a Intel colocou no mercado o processador Pentium e no ano seguinte foi criado o navegador de internet Netscape Navigator.
  • E as descobertas seguiram, levando mesmo o computador a ganhar propriedades que eram inimagináveis, o que se refletiu, quando em 1997, o campeão mundial de xadrez, Garri Kasparov, perdeu para um computador.

Apple Macintosh

“A Big Blue dominará toda a indústria de computadores? Toda a era da informação? George Orwell estava certo sobre 1984?” Foi assim que Steve Jobs introduziu o anúncio anunciando a chegada do Macintosh. Com sua interface gráfica de usuário, mouse fácil de usar e aparência amigável geral, o Macintosh era a melhor esperança da Apple para enfrentar a IBM. Os altos custos e o bem-sucedido software Windows da Microsoft conspiraram para manter o Mac em um eterno vice-campeão. Mas estabeleceu para sempre o padrão para a forma como os seres humanos interagem com os computadores.

​IBM Modelo 5150


Como seria o mercado de computadores hoje sem o IBM PC? Claro, o mundo tinha computadores pessoais antes do 5150 ser introduzido em 1981. Mas o discurso de vendas da IBM – trazendo a proeza de computação corporativa da Big Blue para dentro de casa – ajudou a tornar este um produto de grande sucesso. Ainda mais influente do que o próprio 5150 foi a decisão da Big Blue de licenciar seu sistema operacional para PC, o DOS, para outros fabricantes. Isso levou ao nascimento dos “IBM Compatibles”, o precursor de quase todos os PCs não-Apple por aí hoje.

IBM Thinkpad 700C


Poucos produtos são tão icônicos que seu design permanece praticamente inalterado após mais de 20 anos. Tal é o caso da linha de laptops ThinkPad, que desafiou o domínio da Apple e da Compaq na indústria de computação pessoal durante o início da década de 1990, introduzindo recursos que eram considerados inovadores na época. (Também faz parte da coleção permanente do MoMA de Nova York.) Um dos primeiros da linha, o ThinkPad 700C, veio com uma tela sensível ao toque colorida de 10,4 polegadas, maior do que as telas oferecidas por outros produtos concorrentes. Seu dispositivo de navegação TrackPoint e poderosos microprocessadores também foram considerados inovadores no início da década de 1990.

Comodoro 64

 

A obra-prima lo-fi de 8 bits e lo-fi de 1982 bits da Commodore de 64 está classificada com o recordista Guinness como o computador único mais vendido da história. Não é surpresa, já que o sistema robusto e relativamente acessível alojado por teclado – os usuários conectaram a coisa toda a uma TV com uma caixa de RF – fez mais para popularizar a ideia do computador doméstico pessoal do que qualquer dispositivo desde então. E prometia torná-lo mais popular também: “Meus amigos estão batendo na minha porta, para entrar no meu Commodore <>”, cantou um clone de Ronnie James Dio em um spot publicitário de power-metal.

iMac com tela Retina 5K

​Adotando o novo padrão de tela de altíssima resolução, a Apple equipa o novo iMac com uma tela Retina com incríveis 5.120 x 2.880 pixels de resolução.

O modelo vem com tela de 27″, processador Intel Core i5, placa de vídeo AMD Radeon R9 M290X e 8 GB de memória RAM. Para os brasileiros, o preço continua sendo o grande empencilho: R$ 14 mil.

O certo é que as inovações tecnológicas não param de acontecer e o computador enraizou-se de tal forma, que são poucas as coisas que subsistem sem o seu uso.

Tornou-se parte essencial na vida das sociedades. O crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, incutiram novas necessidades no ser humano.

A informática surge neste contexto, em que havia a necessidade do homem registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Hoje com os avanços tecnológicos é quase impossível acompanhar este desenvolvimento, saber se este avanço tem fim é quase impossível prever, só sabemos que a cada dia a cada hora é criado algo novo, o importante é se manter informado e atualizado para tentar acompanhar estes avanços na tecnologia.

 

Traduzir