Benefícios da Internet
O mundo digital nos oferece enormes benefícios, como as diversas plataformas que nos permitem conectar e colaborar com pessoas até mesmo do outro lado do mundo. Além disso, a internet abriu oportunidades para aprendermos uma série de novas questões que eram inimagináveis há apenas alguns anos.
Não é exagero dizer que, atualmente, o uso da tecnologia permeia todos os aspectos das nossas vidas!
Dessa forma, os empregadores esperam pessoas que tenham as habilidades necessárias para viver, trabalhar e prosperar em uma sociedade digital. Logo, quando falamos em preparar as pessoas para o futuro, é inevitável considerar o letramento digital.
Você sabe o que esse termo representa? E o que é a alfabetização digital?
O letramento digital é a capacidade de utilizar, pesquisar, compartilhar e criar conteúdos usando recursos on-line que temos atualmente, incluindo sites, mídias sociais, vídeos e plataformas. Traçando um paralelo com a alfabetização formal das crianças, é a prática na qual elas aprendem a ler, escrever e se comunicar corretamente em ambientes digitais.
Também conhecida como alfabetização digital, as habilidades trabalhadas dentro desse conceito promovem o aprendizado da pessoa, fornecendo uma base sólida para que ele utilize ferramentas digitais de forma eficaz no seu processo de alfabetização.
Além disso, o letramento digital desenvolve as habilidades necessárias para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação são realizados majoritariamente por meio de tecnologias digitais, como plataformas on-line, mídias sociais e dispositivos móveis.
Contudo, é válido entender também que, dentro do letramento digital, é essencial desenvolver as habilidades de pensamento crítico das pessoas. Afinal, eles serão confrontados com uma quantidade enorme de informações de diversas fontes, então é necessário saber pesquisar, peneirar e separar as informações reais/embasadas das demais.
O letramento digital é fundamental para garantir que as pessoas sejam empregáveis no futuro. Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mapeou uma quantidade de 170 milhões de analfabetos digitais em 2019, revelando que uma grande parcela dos brasileiros não sabem usar a internet corretamente.
A Tecnologia Educacional é fundamental para as novas práticas pedagógicas e deve ser implementada em toda sociedade:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”
Em referência às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que correspondem a um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada por meio da inteligência artificial, robótica, telecomunicações, dentre outras.
A nossa sociedade já faz uso das TICs diariamente, mas, para que essas competências sejam utilizadas de maneira adequada e efetiva, é necessário que seus usuários conheçam os seguintes pilares das habilidades digitais:
- Informação: aprender como usar as ferramentas de busca no ambiente digital e ter a capacidade de filtrar as fontes e informações;
- Operação: desenvolver a habilidade para operar os recursos digitais: aparelhos, aplicativos, softwares, internet, etc.;
- Interação: aprender como funciona a comunicação no âmbito digital para estabelecer uma boa relação com os demais usuários.
O letramento digital precisa ser trabalhado com o objetivo de desenvolver as reflexões a respeito da computação na educação e ampliar o uso de tecnologia na aprendizagem.
Com isso, desenvolver as competências e habilidades relacionadas à tecnologia.
Apostar em programas educacionais especializados em desenvolver a alfabetização tecnológica nos alunos é o caminho mais assertivo para que se atenda e também prepare as pessoas para atuarem conscientemente nos ambientes digitais.